Mato Grosso, Segunda-Feira, 13 de Maio de 2024     
Novo Portal
<b>Pesquisa realizada pela Unemat comprova que falta formação em artes para professores de educação artística nas escolas de Cáceres </b>
<b>Pesquisa realizada pela Unemat comprova que falta formação em artes para professores de educação artística nas escolas de Cáceres </b>
11/08/2006 10:16:00
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Universidade do Estado de Mato Grosso por meio dos projetos de extensão e cultura do campus Jane Vanini em Cáceres está fazendo uma pesquisa em 58 escolas públicas estaduais, municipais e particulares e constatou que uma carência no cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação no que tange a exigência de profissional formado em Artes para ministrar a disciplina de Educação Artística.

A sub-coordenadora de Projetos de Extensão e Cultura do campus Jane Vanini, Neili Sonaque Rodrigues, explica que a pesquisa encaminhou questionários para as escolas e em todos os que já foram entregues, no caso a maioria, comprovou que a disciplina de Educação Artística vem sendo ministrada por professores formados em Pedagogia, Geografia, Letras, Matemática, mas nenhum possui a formação em Artes como exige a legislação.

“Essa é uma preocupação que começou a partir do momento que a Unemat por meio dos projetos de extensão e cultura passou a atuar junto as escolas. Com esse levantamento estaremos encaminhando os resultados para todos os órgãos competentes a fim de propormos alternativas para qualificar os professores e suprir a demanda existente”, avalia Neili.

De acordo com ela, muitos professores que responderam o questionário afirmaram que estão ministrando a disciplina mesmo sem ter muita afinidade com a educação artística. “Esses dizem que estão dando a aula porque a disciplina está na grade curricular e não tinha outro professor para fazê-lo”, ressalta.

A Unemat atua em várias escolas públicas de Cáceres com projetos de extensão e cultura como: Artes Plásticas, Banda Musical, Arte e Teatro, Guató, Entrelinhas Culturais, Arte na Escola, Tecendo Cidadania, Videoteca no Campus e Tradição Pantaneira. “A necessidade da pesquisa foi levantada nas avaliações conjuntas que esses projetos realizam rotineiramente. O que temos percebido é que as escolas não dão muita importância para a disciplina de educação artística, como se esta fosse uma disciplina menor ou periférica, e isso não é verdade”, diz.

Entre as ações que a Unemat tem proposto para mudar essa situação está a presença desses projetos de extensão e cultura nas escolas, além de uma projeto que deve ser implantado esse ano, onde as escolas do município irão receber durante um dia todos os projetos desenvolvidos pela universidade a fim de despertar a consciência artística no meio escolar.

Lygia Lima – Assessoria Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 140314
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada